Dicas na preparação do seu currículo

      Nenhum comentário em Dicas na preparação do seu currículo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para quem já está no mercado de trabalho conhece as dificuldades em fazer um bom currículo, pois não adianta ter muitas qualificações se você não souber passar isso para o recrutador em uma folha de papel, e para os profissionais que estão pensando em começar a buscar um emprego tenha em mente que fazer um currículo não é tão simples assim.

De cara pensamos em fazer capa, usar fontes legais e diferentes, papel colorido muito mais, mas a preparação de um currículo necessita de tempo e conhecimento para quem iremos enviar o currículo. Confira algumas dicas:

  1. Todas as informações do currículo precisam ser verídicas, mentira possui perna curta;
  2. Não coloque capa;
  3. Use sempre papel A4 branco;
  4. Fonte Arial tamanho 12 na cor preta com espaçamentos entre linha 1,5;
  5. Não envie anexos (cópias de documentos e cursos) se necessário será solicitado pela empresa;
  6. Salário sempre é uma questão delicada, se a vaga solicitar pretensão salarial coloque, caso contrário não informe, e claro antes de colocar a pretensão procure saber quanto o mercado está pagando para esse profissional;
  7. Foto 3×4 pode ser enviada, mas não mande fotos de redes sociais, realmente envie uma foto 3×4;
  8. Use linguagem simples e caso utilize palavras mais sofisticadas tenha a certeza que o seu significado e escrita estão corretos com o contexto utilizado.

Abaixo estarei colocando algumas explicações em cada ponto do currículo ajudando você a conquistar os olhos do recrutador para te chamar para um processo seletivo.

1º passo: Tempo

Está pensando em fazer um currículo? então pense também na dedicação do tempo, isso é muito importante, pense que apenas uma folha de papel separa você de um processo de seleção, as poucas informações utilizadas devem chamar a atenção do recrutador para você.

2º passo: Preenchimento dos dados

Obs.: Não existe uma regra definida de como montar um currículo, existe uma sequencia para o recrutador ter clareza na leitura de seu currículo.

Dados pessoais: não informe numeração de documentos, pois caso seja necessário o recrutador irá solicitar, informe apenas que possui todos os documentos, se possui habilitação lembre-se de informar a categoria. Coloque nome completo, endereço completo, telefones de contato e email atualizados.

Objetivo: Qual é o seu objetivo enviando esse currículo para a empresa “X”, é isso que você precisa colocar. Vale lembrar que você precisa estar focado no seu potencial e realidade de mercado, nunca coloque que você pode ser um chefe se você não possui habilidades como liderança e experiências anteriores.

Experiência Profissional: Nesse campo você irá listar no máximo três empresas, de preferência as últimas fazendo um breve resumo de suas atividades. Caso você não possua experiência profissional anterior informe que você está em busca de seu primeiro emprego.

Obs.: Vale citar também as experiências como estágio, trabalhos voluntários e demais atividades que agregam valor para você como profissional.

Qualificação profissional: Nesse campo liste o seu último grau de escolaridade, não precisa colocar que fez ensino fundamental e ensino médio, coloque apenas que possui o ensino médio completo, ano de término, se possui especializações, nesse caso lembre de colocar o curso superior. É importante colocar a cidade da rede de ensino e nome da Instituição.

Os cursos realizados extra curriculares deverão ser acrescentados também, mas lembre do seu objetivo informado, se você possui diversos cursos em área diferentes, liste apenas os cursos voltados para o seu objetivo.

Informações complementares podem ser inseridas no contexto do currículo mas sempre com clareza e ligados ao seu objetivo.

Sucesso em sua carreira profissional!

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *