Pedagogia Empresarial ajudando no universo organizacional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No mundo globalizado com as constantes evoluções e desenvolvimento de tecnologias, ferramentas e métodos que trazem facilidade para gerir as empresas, os empregadores estão a cada dia mais exigente na hora de contratar mão de obra, sendo assim os profissionais devem ficar atentos para que fiquem em constante atualização, sejam cada vez mais competentes e que estejam em constante aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais. Pois na era do conhecimento e da tecnologia as empresas estão começando a olhar o profissional com outros olhos, estão a cada dia valorizando o maior bem da organização, o capital intelectual.

A Pedagogia empresarial surge com a intenção de ajudar as empresas no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional de sua mão de obra. Nos tempos atuais a união entre a pedagogia e as empresas foi ideal, pois a empresa precisa gerir e desenvolver pessoas/profissionais e a pedagogia tem as técnicas para esse fim.

Sabemos que existem pessoas que possuem o dom de liderar e sabemos que em uma empresa a preocupação é com a equipe de trabalho, o bom relacionamento interpessoal e a boa comunicação sem ruídos e sem distorção das informações. Daí surge à preocupação de identificar e formar líderes que possam conduzir o grupo de trabalho a atingir os objetivos organizacionais, pois os líderes são exemplos de um bom profissional, e geralmente motiva sua equipe para seguir seu exemplo. Sendo assim a função de liderar não se torna fácil, pois exige respeito, comprometimento, confiança e acima de tudo paciência, pois dentro de uma equipe de trabalho ele vai identificar pessoas com personalidades e maneiras de trabalhar diferentes uma das outras, assim ele terá que saber lidar com cada tipo de pessoa/profissional.

Por isso o líder participa ativamente dentro de seu grupo de trabalho e dentro da empresa estabelecendo objetivos, participando ativamente na realização dos planejamentos, verificando, analisando e realizando dentro do grupo uma comunicação limpa e sem ruídos, supervisionando os colaboradores, treinando, motivando, monitorando e avaliando sua equipe de trabalho. O verdadeiro líder está preocupado com o desenvolvimento do grupo/equipe ao invés do seu desenvolvimento pessoal isoladamente, pois o sucesso de sua equipe é o seu próprio reflexo.

Dentro de uma organização é preciso que seja praticada a promoção da grupalização, pois em grupo, trabalhando em conjunto o ser humano pode render muito mais, os objetivos em comum promovem a busca pelo sucesso, tornando também mais fácil e acessível o processo de aprendizagem, facilitando as mudanças no universo organizacional e o processo de aprendizagem se torna mais rápido e eficiente, formando uma equipe de trabalho que tem objetivos claros em comum, formando assim uma excelente equipe de trabalho, não porque possua um excelente profissional com qualidades individuais, pois uma equipe trata dos valores grupais, assim sendo o destaque não é individual, e sim coletivo, trazendo um resultado maior para a empresa e um sentimento de realização pessoal para o colaborador/equipe.

Mediante a atual situação organizacional diante do mundo moderno, o uso da pedagogia empresarial para administração se tornou essencial para o processo de desenvolvimento do profissional dentro da organização. Sabemos que o mercado está em constante evolução e os administradores precisam conhecer as evoluções que o mercado está tendo e conseguir gerir os negócios e também as pessoas inseridas dentro da organização, saber que somente ter um profissional que é dotado de conhecimento não basta para o sucesso organizacional, esse profissional deve ser trabalhado de forma que o mesmo possa ter comprometimento com a organização, a equipe de trabalho e com o seu líder, para que o mesmo possa ajudar a equipe e a organização a atingir os objetivos organizacionais.

Com a era do conhecimento o profissional está em busca de sua satisfação profissional, de qualidade de vida no trabalho, de motivação e diferencial que possam propiciar um bom ambiente de trabalho permitindo a sua realização e sucesso profissional. Essas situações estão ocorrendo, pois as empresas estão valorizando e respeitando mais os colaboradores, colocando-os em uma situação de parceiros ao invés de meros objetos para realização de tarefas e serviços que eram mandados para fazer, mas agora as empresas estão tratando os colaboradores como seres dotados de inteligência e capacidade para assumir riscos e poderem resolver problemas do dia-a-dia.

Essa nova mentalidade por parte das organizações tem proporcionado resultados positivos e mais rápidos, facilitando a administração e seus gestores na minimização de custos e maximização dos lucros. Essa nova mentalidade tem permitido um melhor planejamento das estratégias e ações da organização, permitindo a otimização de processos e a integração de todos os indivíduos inseridos dentro da organização nos processos de planejamento.

As empresas tem se tornado mais flexíveis e mais pró ativas, trazendo diferencial competitivo diante do mercado. Através das oportunidades que surgem nesse novo ambiente organizacional, as empresas estão inovando a cada dia, se moldando e se transformando de acordo com as novas tendências do mercado.

A tomada de decisão a cada dia tem sido de forma mais rápida e com isso é necessário cautela no uso das informações, checar as fontes de onde vieram e verificar se são verídicas é essencial para a tomada de decisão mais segura e confiável.

Por isso a preocupação de desenvolver pessoas e talentos dentro das organizações a cada dia tem alcançado mais adeptos e um número maior de empresas tem tido essa preocupação. Cada profissional é um ser dotado de personalidade, cada pessoa é diferente e por isso o tratamento ou o desenvolvimento profissional é diferente, tornando assim o processo de desenvolvimento de pessoas mais difícil e complicado.

Concluímos que o processo de desenvolver pessoas é complicado, demanda tempo e às vezes quando os métodos ou técnicas são aplicados de maneira desapropriada, sem a devida atenção e o planejamento os resultados podem ser negativos. Cada empresa tem aplicado técnicas e a cada dia tem aperfeiçoado suas formas e aplicação, moldando-se de acordo com a necessidade, tempo, e sua cultura organizacional.

Relatamos a importância de desenvolver pessoas, não com a única intenção de reter talentos, mas de realizar os objetivos e metas traçadas pelos gestores da organização. É fundamental a organização moderna se adequar as necessidades dos colaboradores tentando absorver as experiências vividas em outros momentos da vida profissional e juntamente com os colaboradores somar valores e experiências objetivando o sucesso profissional e organizacional.

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *